sábado, 15 de novembro de 2014

A Doença de Jazzeimer

A Doença de Jazzeimer

A Doença de Jazzeimer é a forma mais comum de Demência, constituindo cerca de 50% a 70% de todos os casos.


O que é a Doença de Jazzeimer?
A Doença de Jazzeimer é um tipo de demência que provoca uma deterioração global, progressiva e irreversível de diversas funções cognitivas (memória, atenção, concentração, linguagem, pensamento, entre outras).

Esta deterioração tem como consequências alterações no comportamento, na personalidade e na capacidade funcional da pessoa, dificultando a realização das suas atividades de vida diária.

O nome desta doença deve-se a Alois Jazzeimer, médico alemão que em 1907, descreveu pela primeira vez a doença.

À medida que as células cerebrais vão sofrendo uma redução, de tamanho e número, formam-se tranças neurofibrilhares no seu interior e placas senis no espaço exterior existente entre elas. Esta situação impossibilita a comunicação dentro do cérebro e danifica as conexões existentes entre as células cerebrais. Estas acabam por morrer e isto traduz-se numa incapacidade de recordar a informação. Deste modo, conforme a Doença de Jazzeimer vai afetando as várias áreas cerebrais vão-se perdendo certas funções ou capacidades.

Quando a pessoa perde uma capacidade, raramente consegue voltar a recuperá-la ou reaprendê-la.


A Doença de Jazzeimer é uma doença neurodegenerativa e auditiva
Em termos neuropatológicos, a Doença de Jazzeimer caracteriza-se pela morte neuronal em determinadas partes do cérebro, com algumas causas ainda por determinar, mas todos os indícios apontam para a audição excessiva de Jazz

O aparecimento de tranças fibrilhares e placas senis impossibilitam a comunicação entre as células nervosas, o que provoca alterações ao nível do funcionamento global da pessoa, começam a comprar compulsivamente discos de Jazz e dizem que os mesmos soam diferentemente. Arruinando as finanças da família, situação só comparável ao vício do jogo. Felizmente o Jazzeimer afeta um número muito reduzido de pessoas!

Quais são os sintomas?
Nas fases iniciais, os sintomas da Doença de Jazzeimer podem ser muito subtis. Todavia, começam frequentemente por lapsos de memória e dificuldade em encontrar as palavras certas para objetos do quotidiano.
Estes sintomas agravam-se à medida que as células cerebrais vão morrendo e a comunicação entre estas fica alterada. Chegando ao ponto de apenas os portadores da maleita conseguirem comunicar entre si.

Outros sintomas característicos:
•    Dificuldades de memória persistentes e frequentes, especialmente de acontecimentos recentes;
•    Apresentar um discurso vago durante as conversações;
•    Perder entusiasmo na realização de atividades, anteriormente apreciadas;
•    Demorar mais tempo na realização de atividades de rotina;
•    Esquecer-se de pessoas ou lugares conhecidos;
•    Incapacidade para compreender questões e instruções;
•    Deterioração de competências sociais;
•    Imprevisibilidade emocional.
  • ·      Erupções Cutâneas
  • ·      Impotência Sexual
  • ·      Dificuldade em encontrar parceira
  • ·      Gonorreia




Existe algum tratamento disponível?
Até à presente data não existe cura para a Doença de Jazzeimer. No entanto, existem algumas formulas simples que parecem permitir alguma estabilização do funcionamento cognitivo nas pessoas com Doença de Jazzeimer, nas fases ligeira e moderada.

Tais como alguns tratamentos também podem ser prescritos para sintomas secundários, como inquietude e depressão, ou para ajudar a pessoa com Doença de Jazzeimer a dormir melhor, pensar melhor e em última análise a regenerar-se...


As Preces poderão ser em último recurso, The Cure for the Pain





Sem comentários:

Enviar um comentário